Cerveja é coisa de mulher, sim

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Você ainda pensa que cerveja é assunto exclusivo do universo masculino? Se a sua resposta para essa pergunta foi sim, saiba que, mais do que nunca, cerveja é coisa de mulher, sim! 

Ainda que para muita gente seja quase automático associar a cerveja ao público masculino, hoje vamos abordar o quanto a história dessa bebida tão tradicional está totalmente ligada às mulheres e, principalmente, como essa relação tem crescido nos últimos anos. 

Afinal, quem descobriu a cerveja?

Você sabia que a cerveja que você ama degustar naquele happy hour com os amigos ou em casa com a  família reunida, foi descoberta por uma mulher? É isso mesmo! Apesar de existirem histórias variadas sobre o surgimento da cerveja, acredita-se que, há cerca de 11 mil anos, as mulheres eram as responsáveis pelos alimentos, entre eles os grãos, que eram mantidos dentro de jarros, tomando chuva e sol. A fermentação então aconteceu e foi assim, meio sem querer, que a cerveja teria sido descoberta.

Mulheres e cerveja: uma relação de séculos 

Quem foi que disse que cerveja não é bebida de mulher? Ainda falando um pouco de história, para muitas civilizações, a cerveja era considerada um símbolo feminino e fértil. Por volta de 1800 a.C., foi escrita a primeira receita de uma cerveja, feita para homenagear uma mulher, a deusa conhecida como Ninkasi pelos sumérios. A fórmula já se mostrava inovadora, com tâmara, grãos variados, ervas, mel e especiarias.

REPRESENTAÇÃO DE NINKASI, A DEUSA SUMÉRIA CONSIDERADA A CERVEJEIRA DOS DEUSES. SEU NOME SIGNIFICA “A SENHORA QUE ENCHE A BOCA”.

O próprio lúpulo, um dos ingredientes mais importantes da indústria cervejeira, teve suas propriedades descritas pela primeira vez anos mais tarde, no século XII, por uma mulher, a monja e teóloga alemã Hildegard Von Bingen ou Santa Hildegarda. 

Uma curiosidade: em escavações feitas próximas à Grande Pirâmide, no Egito, foram encontradas pistas de que existiam padarias e cervejarias utilizadas para alimentar os trabalhadores locais. 

O ouro líquido é a bebida preferida do público feminino

Um estudo realizado pela Nielsen, empresa global de informação, dados e medição, sobre as tendências de consumo para as brasileiras, mostrou que 16,7% da população feminina gasta 82% acima da média das mulheres com produtos de teor alcoólico e com uma frequência 60% maior. A cerveja é o item de maior aceitação, e a categoria premium representa uma grande oportunidade para esse público, uma vez que as mulheres associam luxo, ocasião especial e modernidade a essa categoria.

Mulheres impulsionam cada vez mais a cultura cervejeira

Eventos no ramo cervejeiro têm ganhado cada vez mais a presença das mulheres, responsáveis por temas como marketing e empreendedorismo no setor, até a produção de cervejas artesanais, quebrando paradigmas e expandindo ainda mais esse mercado tão promissor. 

E por falar em expansão, nas redes sociais não faltam mulheres cervejeiras dividindo com seus seguidores dicas de degustação e suas percepções gustativas. Essas influenciadoras exercem um papel importante: fortalecem a cultura cervejeira por meio de um olhar sensível e apurado e  mostram de uma vez por todas que cerveja não tem gênero!

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Até a próxima!

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